O Quê ou Quem é a “Miltha” de João 1:1?


Shalom!

Recentemente, veio à minha atenção que alguns dos irmãos em vários lugares podem estar pensando sobre o assunto relativo à adoração do Mashiach – se os Chasidim devem ou não adorar o Filho de Elohim

Eu escrevi o seguinte artigo na esperança de que ele possa ajudar a esclarecer qualquer mal-entendido sobre o que muitas vezes pode ser um tema muito difícil.

A respeito do termo “Miltha” em João 1:1

A Miltha, referida em João 1:1, pode ser uma referência à "mente" de Elohim. O termo pode ser traduzido também como "Pensamento", "Palavra", ou até mesmo parafraseado como "Fogo." O termo normalmente usado em traduções hebraicas do texto aramaico é "Dabar" ou "Davar", que significa "palavra". [1]

O texto de da Besurah (Evangelho) de João, afirma: "No início, a Miltha / Dabar existiu, e a Miltha estava com Elohim e a Miltha era Elohim."

O seguinte é uma tradução literal da versão hebraica de João 1:1

No princípio era a Miltha e a Miltha estava com Elohim e a Miltha era Elohim

O aramaico para o português lê-se: no princípio era Miltha e o que era a Miltha estava com Alaha e Alaha era a Miltha

O termo "era" (Hebraico = "hayah"), neste caso, pode ser traduzido como "existia" para ajudar a compreender o significado, em alguns casos, também pode ser traduzido como "é" ou "tem".

Agora vamos colocar este versículo em português...

"No início, a Miltha existiu e a Miltha existiu/foi com Elohim e a Miltha existiu (como) Elohim." (Eu também fiz uma paráfrase abaixo).

Acima eu inseri o termo "como" para ajudar a completar o sentido da frase. Nós também poderíamos simplesmente dizer "a Miltha era Elohim" ou "era de Elohim".

O quê ou quem é a Miltha? Muitos escribas ter evitado uma tentativa de explicar o significado do termo aramaico "Miltha." Isto não é porque eles não têm idéia do que significa este termo. Eu já expliquei isso acima. Nós já explicamos muitas vezes que é melhor não traduzir o termo em si para qualquer outra língua, porque nenhuma língua pode transmitir adequadamente o significado verdadeiro ou completo deste termo muito especial, especialmente quando usado neste versículo particular.

Nós temos o conhecimento básico que o termo "Miltha", conforme usado por Yochanan (João) neste versículo significa "mente", e em particular a "mente de Elohim", ou sua voz. Por que não colocar muita ênfase em explicar o significado deste termo? Isto é porque nós não podemos ousar conhecer a mente do Criador. Nós não podemos mergulhar em tudo o que é Elohim. Nós lemos no Profeta Yeshayahu (Isaías): "Quem guiou o Espírito de YHWH, ou quem tem sido seu conselheiro?" (Isaías 40:13). [2]

O apóstolo Paulo cita o versículo de Isaías, em sua primeira carta aos Coríntios 2:16. A tradução de Herb Jahn da Peshitta a partir de 1 Coríntios 2:16 diz, em parte: "Pois quem conhece a mente do Senhor? ..." O texto aramaico usa "Mar-Yah" neste versículo.

Podemos olhar para obter informações adicionais nas Escrituras para auxiliar na identificação da nossa Miltha sem ter que especular. Lemos no mesmo texto de Yochanan que a Miltha "já existia no princípio com Elohim." (1:2). Em outras palavras, ele (a Miltha) sempre existiu com ou dentro de Elohim, ou "de Elohim." Ela sempre foi parte Dele, nunca se separaram.

Algumas das traduções para o português da Besura de Yochanan usam o termo "Ele", em referência à Miltha, no entanto, isso também pode ser traduzido como "isto" como demonstrado abaixo...

A seguir, é uma paráfrase para ajudar a obter uma melhor compreensão do significado do capítulo 1, versículos 1-4 de Yochanan...

1 Desde tempos imemoriais a Mente de Elohim tem existido, pois a Miltha tem estado sempre com Elohim, e a própria Miltha era de Elohim.
2 Novamente, a Mente de Elohim [Miltha], existia no princípio com Elohim - pois era de Elohim.
3 Através da sua obra, isto é, a obra da mente de Elohim, todas as coisas foram feitas, mas sem isto nada foi feito ou existiu.
4 A partir disto, isto é, a Mente de Elohim, a vida surgiu, e a vida era a luz da humanidade.
No versículo 14, João nos ajuda a entender que a Mente de Elohim se manifestou dentro do Rabino Yehoshua...

"A Mente de Elohim se manifestou em carne, e habitou entre nós, e contemplamos a sua glória, como a glória do Filho único do Pai, que ele estava cheio de graça e de verdade". Rabino Yehoshua, em sua humanidade, carregava a Mente de Elohim, e pode ser legitimamente chamado de Miltha. Em Yochanan 5:19 lemos que o Rabino Yehoshua não faz nada sem a expressa vontade do Criador ... "O Filho não pode fazer nada de si mesmo, sem que ele veja o Pai fazendo, porque tudo o que Ele faz, o Filho faz as mesmas coisas do mesmo modo". [3] Em outras palavras, o Rabino Yehoshua não faz nada sem que seja através do poder de Elohim que operou o seu poder através de Seu Filho. George Lamsa traduziu este versículo da seguinte maneira: "... o Filho não pode fazer nada por sua própria vontade, a não ser o que veja o Pai fazendo, porque as coisas que o Pai faz, o Filho faz da mesma forma." Com estas passagens das Sagradas Escrituras nós podemos ver que a Mente de Elohim existia dentro do Rabino Yehoshua Ha'Mashiach e, como tal o Rabino representava o Pai diante de toda a humanidade, ensinando-nos no caminho de seu pai YHWH. Em sua forma terrena, Mashiach representava o Pai, e ele foi referido como a "mente de Elohim", porque, como Yochanan nos diz: "A Mente de Elohim se fez carne e habitou entre nós." (1:14)

Nós adoramos a Mente de Elohim?

Para a surpresa de muitos, em alguns sidurim ortodoxos judaicos (livros de orações), lemos que Yeshua é o "príncipe" e o texto atual do sidur lê-se "face de Deus.": "Vi'Yeshua Sar HaPanim ve'Sar Metatron" (traduzido: "E Yeshua Príncipe da Presença e o Príncipe Metatron."). Esta é a parte da oração que é lida durante o toque do shofar durante o Rosh ha'Shannah e Yom Kippur.

Como mostrado acima na Besura de Yochanan, a Mente de Elohim (a Miltha) estava dentro da humanidade de Yehoshua porque o Rabino foi enviado para fazer a vontade do Pai, nosso Criador. Eu tenho dito em outros lugares que a Beit Netzarim não adora a humanidade do Rabino Yehoshua. Isso é porque nós temos Um Elohim que adoramos e não há nenhum outro, como a Bíblia nos ensina claramente, diante dEle. "Então falou Elohim todas estas palavras, dizendo: Eu sou YHWH, teu Elohim, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão. Não terás outros deuses além de mim" (Êxodo 20:1-3). Vemos essa mesma prescrição em Isaías 44:6: "Assim diz YHWH, o Rei de Israel, seu Redentor, YHWH dos Exércitos: Eu sou o primeiro e eu sou o último, e não há outro poder além de mim."

Com o conhecimento que nos é dado pelo Rabino Yehoshua, nós adoramos seu pai, que também é nosso Pai e Criador. Nós adoramos El Shaddai (Elohim Todo-Poderoso) somente. Se colocarmos qualquer outra coisa diante do Elohim Todo-Poderoso, nos tornamos culpados de idolatria.

E sobre os vários versículos da Bíblia que usam o termo "adorar" em referência a Yehoshua? Há alguns versículos da Bíblia que poderiam fazer alguns a acreditar que os discípulos ou outras pessoas estão literalmente adorando a humanidade do Rabino Yehoshua. É este o caso? Como a nossa tradição e cultura do Oriente Médio explicam essas referências?

Mattai 28:9 e 17 diz que os discípulos aproximaram do Rabino Yehoshua e o "adoraram." Nossa tradição e na cultura do Oriente Médio de nossas crenças religiosas, a mesma cultura em que o Rabino Yehoshua ensinou, o termo "adoração" é usado de outras diversas formas. Nossos sábios nos dizem que os discípulos se aproximaram do Rabino Yehoshua com o maior respeito que poderia ser concedido a qualquer ser humano, pois Yehoshua era o seu Rei-Mashiach. Eles sabiam que a Miltha (Mente de Elohim) estava dentro de seu rei terreno. Nossos sábios nos dizem que este uso particular do termo "adoração" significa "grandemente honrado." Eles honraram Yehoshua e adoraram seu Pai. Você provavelmente já ouviu a frase que diz assim: "Sara adora o chão que Estevão anda." Será que Sara literalmente adora o solo em que Estevão andou em cima? Não. Isso significa que Sara tem um grande respeito por Estevão e que ela está disposta a fazer o possível para ter certeza para estar em sua graça. Da mesma forma, nós "adoramos" Yehoshua, porque nós sabemos que ele expressa a mente de Elohim, não apenas para o nosso benefício, mas para o benefício de toda a humanidade - que faz a vontade do Pai que o envia, seja na humanidade ou no espírito, mas não adoramos literalmente Yehoshua como se ele fosse Elohim Todo-Poderoso.

Mas não é Yeshua referido como "Elohim" na Bíblia? As Testemunhas de Jeová e algumas outras seitas e cultos dentro do corpo maior do cristianismo, mesmo se consideradas fora do cristianismo tradicional, dizem que Jesus é "um deus". A Seita das Testemunhas de Jeová traduz o texto grego de João 1:1 como "No começo era a Palavra, e a Palavra estava com Deus, e o Verbo era um deus."

As Testemunhas de Jeová acreditam que a "Palavra", literalmente, refere-se a Jesus em vez da mente ou voz de Deus. Eles usam uma pequena partícula "d" da palavra "deus" para se referir a Jesus. [4] Ao traduzir este versículo de tal maneira a Seita das Testemunhas de Jeová é culpada de idolatria claramente, embora eles digam que não adoram a Jesus. Isso é porque eles colocaram outro deus antes de YHWH. Mesmo em sua edição de 1961 de sua versão da Bíblia eles traduzem Hebreus 1:6 da seguinte forma: "Mas, quando ele novamente traz seu Primogênito à terra habitada, ele diz: ‘E todos os anjos de Deus o adorem’". Em revisões posteriores de sua Bíblia eles alteraram um pouco a redação deste verso. Em uma das cartas da sede internacional das Testemunhas de Jeová, é dito uma vez que um de seus objetivos era instruir as pessoas na educação cristã e para adorarem a Deus e Jesus. Isso faz com que haja dois deuses. Novamente, isso é idolatria de acordo com a Bíblia hebraica.

Sem entrar em mais detalhes sobre a religião cristã, que deve ser suficiente para notar aqui que alguns cristãos não adoram Jesus na sua humanidade e no que eles acreditam ser a sua existência espiritual - adorá-lo como Deus Todo-Poderoso. Novamente, YHWH diz que isso é uma blasfêmia porque podemos ter outros deuses diante dele. (Isaías 44:6). A Beit Netzarim (os Chasidim) não adora o Rabino Yehoshua como se ele fosse o Elohim Todo-Poderoso. Em vez disso, nós adoramos ao Elohim Todo-Poderoso, o Criador, nosso Pai, que por si só é o único Elohim verdadeiro (Deuteronômio 6:4), Aquele que o Rabino Yehoshua veio para nos ensinar, da forma como é mostrado na Torá.

E sobre os outros versículos que se referem ao Mashiach como "Elohim"?

Em Yochanan 20:28 lemos que o apóstolo Toma (Tomé), diz: "O meu Senhor e meu Elohim" Toma referiu-se a Yehoshua como "meu Senhor e meu Elohim"? Nossos sábios nos dizem que Toma estava reconhecendo a presença do Elohim Todo-Poderoso, a Mente de Elohim dentro do Rabino Yehoshua, que a ressurreição do Mashiach estava representando a vontade de Elohim, tornando Yehoshua um com o seu Pai no céu. Da mesma forma, honramos o Filho como honramos o Pai.

Há alguns outros versículos que, se traduzido literalmente, referem-se a Yehoshua como YHVH ou Mar-Yah. Mais uma vez, isso se refere como nossos sábios nos dizem, à Presença Divina do Elohim Todo-Poderoso dentro do Rabino Yehoshua - que a Miltha (Mente de Elohim) existiu dentro de um corpo de carne - não que Elohim se fez homem.

Adorar qualquer outro que não seja o Único Ser Espiritual conhecido como YHWH Elohim El Shaddai é equivalente à idolatria. Adorar a certos aspectos do Pai pode ser referido como "idolatria conceitual." Idolatria conceitual significa que a pessoa não está necessariamente adorando de forma clara uma imagem física, mas está adorando um objeto ou uma idéia na sua mente ou pensamentos. Este é o mesmo ato que os antigos sábios dizem que os cristãos são culpados. Quer se trate de adoração pura e simples de um ídolo ou um objeto como outro deus ou idolatria conceitual, ainda é blasfêmia, segundo a Bíblia e segundo os próprios ensinamentos do Rabino Yehoshua. Referindo-se à instrução na Torah, Yehoshua disse: "Tu deves adorar a YHWH seu Elohim, e só a ele servirás." (Mateus 4:10). A Torá diz: "Adore somente a YHWH teu Elohim e adore somente a Ele, e jure somente por seu nome. Não sigam outros deuses, nenhum dos deuses dos povos ao seu redor - pois YHWH teu Elohim em seu meio é um Elohim ciumento - para que a ira de YHWH teu Elohim se inflame contra ti e ele ponha fim a ti sobre a face da terra ". (Deuteronômio 6:13-15)

Por Saul ben Michael Katz

Notas
[1] Se você tiver uma cópia do texto hebraico-aramaico do livro de João pode consultar João 1:1. Editado por Aramaic Scriptures Research Society em Israel, publicada pela Bible Society em Jerusalém. Disponível a partir de aramaicbooks.com
[2] Adaptado de tradução Lamsa.
[3] Bíblia de Genebra de 1599.
[4] Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas - Com Referências de 1984, Watchtower Bible and Tract Society of New York, Inc., EUA.