Idolatria e Cristianismo


A comunidade Religiosa Ortodoxa Netzarim não é cristã ou messiânica e não professa a fé no Jesus cristão do "Novo Testamento". Nós não acreditamos que essa pessoa era o Messias*, ou Deus, ou "Deus encarnado" de qualquer forma ou maneira. Nós não somos afiliados a nenhum outro grupo ou seita que usa o nome "Netzarim" ou suas formas diversas de ortografia.

A comunidade Religiosa Ortodoxa Netzarim é contra e condena todo o trabalho missionário cristão perturbador (e messiânico) entre o povo judeu. Os judeus são obrigados e devem permanecer fiéis à própria Aliança, que foi dado a Moisés e todos os israelitas, nada mais e nada menos.

Um dos nossos propósitos é incentivar todos os judeus a permanecerem fiéis ao verdadeiro Elohim de Israel em Sua Lei (Torá), como é claramente apresentado nas Escrituras Hebraicas (Tanakh).

Para os não-judeus (gentios), nós encorajamos e ensinamos ativamente a importância de preservar as Sete Leis de Noé, e para aqueles que são atraídos para mais próximo do cumprimento dos mandamentos, nós encorajamos os gentios a aderirem ao Didaqué.

É nossa forte convicção de que a verdadeira religião não pode ensinar contra a Torá dada aos israelitas. Qualquer religião que ensina contra os mandamentos (mitsvot) ou ensinar os outros a diminuírem a Lei de qualquer maneira é uma falsa religião. Além disso, qualquer religião que ensina contra as Sete Leis de Noé é uma religião falsa, já que as Leis de Noé são baseadas na Torah divinamente revelada e em leis universais.

Apesar de não professar fé na versão cristã de Jesus ou da Trindade, nós encontramos sabedoria e luz, e incentivo para permanecer fiel à Torah de Moisés, nos ensinamentos do histórico rabino Yehoshua (da Beit Hillel), como encontrado em porções das obras originais de "Mattai" e "Ya'aqub", no entanto, a nossa adoração é dirigida a YHWH somente. Adorar o Elohim de Israel foi o principal ensinamento do rabino Yehoshua, somente. Os ensinamentos do histórico rabino Yehoshua são compatíveis com a Torá original e ele ensinou que a Torá deve ser acolhida em sua plenitude. Seus ensinamentos fazem parte da nossa Halachá.

Os Netzarim originais eram ferrenhamente ortodoxos em seu cumprimento da Torá e encorajavam os outros (não-judeus) a seguirem as Sete Leis de Noé. Os Netzarim originais eram seguidores do rabino Yehoshua que ensinaram que é imperativo seguir a Torah e adorar o único Elohim YHWH. Como tal, acreditamos que todas as formas de idolatria separam a pessoa do Eterno. A idolatria vem em muitas formas, como se curvar diante estátuas, quadros e outros objetos com a finalidade de culto, bem como a tentativa de adorar a Todo-Poderoso, mantendo idéias falsas a respeito dele. A adoração de qualquer coisa criada no mundo, no céu ou na terra, é uma forma de idolatria. Elohim não tem imagem (Deuteronômio 4:15-19).

Com esses pontos de vista em mente, acreditamos que o cristianismo moderno é uma forma de idolatria e qualquer um que pratica o cristianismo deve abandoná-lo como uma falsa religião que se opõe à Torá. Esses indivíduos devem ganhar um bom conhecimento do único e verdadeiro Elohim, Seus requisitos para a humanidade e voltarem para Ele em arrependimento e seguir Seu Caminho, em vez de falsos messias.

* Como a história atesta: "A maioria dos líderes de movimentos messiânicos são conhecidos como falsos messias. O mais importante deles foi David Alroy no século 12; David Reubeni no século 16; Shabbetai Tzevi no século 17, e Jacob Frank no século18. É importante notar que alguns dos chamados falsos messias contaram com o apoio dos grandes intelectos e espíritos de seus dias. Shabbetai Tzevi foi aceito com entusiasmo pelos estudiosos, homens ricos e homens pobres ". (Nova Enciclopédia Judaica, página 318)

Até mesmo alguns judeus entre o movimento Lubavitch acreditam que seu antigo rabino era o messias e aguardavam o seu retorno. Alguns outros têm mesmo ido tão longe a ponto de elevar seu antigo Lubavitcher Rebe como um profeta ou um ser divino, caindo na armadilha de idolatria.